Quando se fala de consórcio é muito comum que apareça alguém falando, erroneamente, que consórcio é golpe. É claro que isso não poderia estar mais distante da verdade! Consórcio possui até legislação própria e muitas empresas sérias, como a Porto Seguro, oferecem esse serviço. Para entender melhor tudo isso, leia esse post até o final e verifique que, inclusive, o consórcio pode ser extremamente benéfico para diversas pessoas, em diversas situações.
O QUE É?
Consórcio nada mais é do que a compra parcelada de um imóvel, seja uma casa, um apartamento ou até um terreno para construção. Vale ainda dizer que ele também pode ser utilizado para reformas.
COMO FUNCIONA?
Ao contratar um consórcio você pagará uma parcela mensal proporcional ao valor da carta de crédito contratada, sendo essa carta o valor total disponível para a compra do imóvel. Haverá também uma taxa de administração antecipada de 2% sobre o valor da carta de crédito. Por exemplo: se a sua carta de crédito for de R$ 100.000,00, então você terá uma taxa de administração antecipada de R$ 2.000,00. Essa taxa pode ser paga à vista ou parcelada, mediante as condições do momento da contratação.
Os grupos em formação da Porto Seguro partem de 200 meses de prazo de pagamento, mas também é possível adquirir cotas em grupos em andamento, que vão ter prazos menores. Neste aspecto cada grupo se comporta de uma forma, então apenas um consultor poderá esclarecer sobre casos pontuais.
Vale dizer que quando se contrata um consórcio você tem acesso à carta de crédito apenas após a contemplação, que pode ocorrer, basicamente, de 2 formas: por lance ou por sorteio.
Via de regra os sorteios acontecem mensalmente e todos os consorciados que estiverem adimplentes, ou seja, que estiverem com os pagamentos em dia, participam automaticamente. Quando alguém é contemplado através de sorteio nenhum desembolso será necessário para obter a carta de crédito.
Os lances podem ocorrer de 3 formas: livre, fixo e embutido. Abaixo veremos como cada um funciona:
a) Lance Livre: como o nome diz o lance é dado de forma livre, ou seja, o consorciado pode oferecer o valor que quiser como lance. Quanto maior o lance, mais provável ser contemplado;
b) Lance Fixo: na Porto Seguro o lance fixo equivale à 40% do valor da carta de crédito. Ao oferecer esse valor, o consorciado participa de um grupo à parte de sorteio onde só quem também deu esse lance de 40% participa, aumentando a chance de ser contemplado;
c) Lance Embutido: é a utilização de parte do valor acumulado na carta de crédito como lance, limitado à 30% do valor da carta de crédito;
Vale dizer que é possível utilizar tanto dinheiro guardado como FGTS para dar um lance.
Em relação às parcelas mensais, existem grupos de consórcio com redução de 25% na parcela, focados principalmente nas pessoas que ainda pagam aluguel e/ou tem alguma despesa que a impeça de pagar a parcela na íntegra naquele momento. Quando se contrata esse tipo de grupo, é importante ter em mente que na contemplação da carta de crédito haverá o reajuste para o valor na integralidade, além da cobrança proporcional retroativa dos valores que deixaram de ser pagos até aquele momento.
Um diferencial interessante da Porto Seguro é que os grupos de consórcio imobiliário, via de regra, terão em torno de 600 participantes, o que aumenta bastante as chances de ser sorteado quando comparados com grupos que chegam até 3.000 pessoas como na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Além disso, por ter uma inadimplência baixa, os grupos da Porto Seguro acabam mantendo a frequência dos sorteios, diferente de muitas administradoras, já que sem dinheiro em caixa não é possível contemplar ninguém.
Com relação à prazos de contemplação, qualquer promessa exata de prazo para obter a contemplação é uma afirmação sem embasamento, mesmo quando se fala sobre probabilidades de lances. Existem estatísticas que mostram que na média os consorciados da Porto Seguro que não dão nenhum lance para agilizar sua contemplação, e portanto dependem apenas do sorteio, acabam sendo contemplados dentro de 9/10 anos, o que pode parecer um prazo alto, mas ainda é menor do que economizar o dinheiro sozinho, pois, se compararmos, o consórcio é contratado por 200 meses em média, que equivale à mais ou menos 16,5 anos, ou seja, sendo contemplado em 9/10 anos ao invés de esperar 16,5 anos (que equivale a 200 meses) juntando dinheiro, a pessoa que contrata o consórcio acaba tendo esse imóvel cerca de 6,5 anos antes do que teria se juntasse esse dinheiro sozinho, com o detalhe que muita gente acaba não conseguindo juntar dinheiro por inabilidade de gerenciamento financeiro, e o consórcio acaba “obrigando” a pessoa a cumprir com aquele compromisso, possibilitando assim a realização do seu sonho da casa própria.
CONSÓRCIO NÃO É A MESMA COISA QUE FINANCIAMENTO, SÃO COISAS DIFERENTES!
Quer conhecer melhor a diferença entre financiamento e consórcio? (Clique aqui)
Envie solicitação de contato através do formulário abaixo e um dos nossos consultores te explicará melhor!